Uma conversa rápida com a Xceed Consulting

Por Eduardo Bissoli em 19/05/2021

imagem: pixabay

Uma conversa rápida com a Xceed Consulting

Mesmo após um ano diferente e desafiador, cheio de barreiras para as organizações em todo o mundo, o setor de manufatura fechou 2020 com seu maior crescimento desde 2018. A previsão econômica semestral de 2021 do Institute for Supply Management será que resultados melhores com avanços econômicos em manufatura e serviços. Com a pandemia longe do fim e a economia ainda se recuperando dos desafios do ano passado, por que deveríamos ter esperança de curto prazo mais otimista para a indústria?

O avanço do setor industrial no último trimestre de 2020, juntamente com os avanços na tecnologia de fabricação, as vacinas contra a COVID e as lições aprendidas pelos fabricantes contribuem para essa perspectiva positiva, a medida que as organizações tiram licoes do ano passado e se preparam para capitalizar as oportunidades no ano novo e além.

Na Xceed Consulting trabalhamos com esse mesmo otimismo pois acreditamos que este ano de 2021 chega com oportunidades para empresas estrangeiras explorar o potencial do nosso pais e, também, novas portas fora do Brasil se abrem para marcas brasileiras vislumbrarem a chance única de se internacionalizarem e iniciar ou aumentar seus negócios em moeda estrangeira forte.

Quais foram as lições aprendidas pelos fabricantes em 2020 podem estabilizar o sucesso em 2021?

Dentre muitas lições aprendidas, três pilares importantes foram a capacitação, agilidade e tecnologia - todos os quais serão críticos na preparação do cenário para 2021. Vimos que as organizações de manufatura precisam capacitar os colaboradores para lançar de forma inovadora novos produtos no mercado sem o antigo nível de envolvimento prático da liderança. Observamos também que a agilidade presente em tudo, desde fornecedores e logística até seus colaboradores e turnos, fez a diferença entre a sobrevivência e o fracasso. Finalmente, a pandemia ajudou as organizações a verem os benefícios potenciais de novas tecnologias e maior automação, forçando muitas a olhar mais de perto o que deixarão como seus potenciais  legados. Embora os fabricantes enxerguem esses investimentos como altos em capital e frequentemente demorados em sua implementação, eles também estão começando a ter uma visão de longo prazo dos custos e benefícios, em vez de pesar apenas o ROI imediato. É necessário ver a tecnologia como uma evolução que levará tempo para se desdobrar, muito além de 2021. No entanto, este ainda é um dos tempos mais empolgantes da manufatura.

Como os líderes na indústria podem se tornar mais ágeis e continuar a serem criativos sem causar o transtorno em meio às mudanças?

O vendaval global no último ano deu aos líderes uma justificativa e uma plataforma para serem ousados. À medida que a ousadia e a inovação continuam, os líderes precisam estar ancorados em uma base sólida. As organizações devem estar baseadas em uma visão, valores e ética claros, bem como em sistemas de gestão sólidos para orientá-las enquanto fazem pivôs estratégicos. Com os rumos corretos, o foco permanece em para onde a organização está indo, e a avaliação das decisões de curto prazo se ajusta a esse plano abrangente. Quando uma mudança inesperada acontece, não será tão perturbador para uma organização com uma base sólida para ajudar os líderes e funcionários a se adaptarem rapidamente. O que torna uma organização estável e ágil é um elo interno entre ética, valores e sistemas de gestão e novas oportunidades.

A Xceed esta antenada em tudo que esta acontecendo no mundo das marcas e pode sempre contribuir para marcas e empresas encontrarem soluções ágeis e inovadoras para ampliarem as fronteiras de seus negócios, explorando novos mercados e aumentando o valor de suas marcas.

O que vemos no futuro da indústria em 2021?

Crescente consumo!!  Enquanto 2020 foi um ano de incerteza para a maioria dos consumidores, a última parte de 2021 será de redescoberta e reconexão. As pessoas querem viver uma vida plena novamente, viajar e se reconectar com amigos e familiares e consumir. Essa necessidade e desejo de consumir terá uma influência positiva na fabricação.

E será neste sentido que a Xceed esta planejando auxiliar empresas pelo mundo para posicionarem suas marcas de forma a estarem prontas para aproveitar as oportunidades que vão chegar ainda em 2021.

A Xceed reúne mais de 25 anos de experiência em “carimbar o passaporte” de marcas pelo mundo, em suas necessidades de se internacionalizar. Já falamos em outros posts sobre as vantagens da exportação e podemos oferecer um serviço personalizado e especifico para cada necessidade. Como falamos acima, as empresas estão cada vez mais olhando seus investimentos com uma perspectiva mais ampla, com uma expectativa de mais longo prazo ao invés de apenas irem ao final da pagina para verificar o retorno imediato sobre o investimento.

Se pensarmos nos lideres de sucesso em 2021, quais são suas características?

Os principais atributos dos líderes de sucesso em 2021 serão a criatividade e assumir riscos. Quando a pandemia chegou, havia o medo do desconhecido e muitos líderes colocaram muito de seus planos em HOLD, esperando que as coisas voltassem ao normal. Embora essa abordagem fosse aceitável inicialmente, ela fez com que as organizações perdessem o ímpeto à medida que a crise persistia.

Em 2021 e adiante, a expectativa é que as pessoas se adaptem e evoluam constantemente para ter sucesso. Os líderes precisarão interagir, investir e inovar muito mais do que no passado. E, todas essas coisas terão que ser feitas em um ambiente que continua muito dinâmico, no qual as regras mudam regularmente. Como resultado, os líderes precisarão se comunicar com frequência e capacitar seus funcionários para que sejam mais criativos e adaptáveis. Sua força de trabalho precisará saber que, embora 2021 seja imprevisível e de natureza transitória, eles prosperarão assumindo riscos calculados. 

Outro tema importante que veio já no inicio de 2020, foi a limitação e a correta pisada no freio em viagens e realização de negociações “cara-a-cara” pelo mundo. A pandemia realmente pedia uma firme decisão das empresas em segurar as viagens de seus funcionários para, principalmente, proteger seus colaboradores. A Xceed também pode ajudar empresas neste sentido pois esta presente não apenas no Brasil como fora e pode estar presente fisicamente em prospecções e negociações tanto no Brasil como fora, evitando que empresas tenham que enviar seus colaboradores em viagens a América do Norte e Europa, por exemplo.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..