O livro e seus autores

Por Sérgio Sanches em 09/02/2023

 

Profissionais na área de negócios internacionais, Alexandre, Eduardo, Renato e Sérgio foram contratados para desenvolver e implementar o projeto de internacionalização na Alpargatas S/A a partir do ano 2000.

Entre 2000-2010, a marca Havaianas expandiu seu alcance de 9 para mais de 80 países, calçando milhões de pés pelos 5 continentes, de consumidores anônimos a celebridades e formadores de opinião.

Além da Alpargatas, os autores fizeram carreira na área de desenvolvimento de negócios internacionais em renomadas empresas multinacionais. São muitos anos de atuação nesse campo, com experiências combinadas de negociações presenciais em mais de 100 países.

Nos últimos meses os autores decidiram trabalhar nesta obra, com o objetivo de colocar “no papel” os passos que deram nesse exitoso projeto. Muito além de contar a trajetória percorrida pela marca, o livro relata aquilo que eles vivenciaram durante suas carreiras no Comércio Exterior, transcendendo questões operacionais e técnicas.

Aqueles que esperam encontrar neste livro um “conto de fadas” ou uma história de herói único que salva o mundo poderão se decepcionar, pois é um feito construído com imenso esforço coletivo.

Mais do que uma obra técnica, que se limitaria a questões como gestão de negócios, empreendedorismo, marketing ou branding, o livro relata como a clareza do objetivo, aliada à disciplina na execução da estratégia por anos, levou uma marca Brasileira a se tornar conhecida internacionalmente.

Paralelamente, relata a evolução profissional, cultural e pessoal dos autores, com uma visão de mundo forjada através de incontáveis viagens internacionais, relacionamentos multiculturais construídos por anos com parceiros, clientes e, claro, novos amigos nos 5 continentes.

A obra convida o leitor a entender um pouco mais da história de uma marca que adaptou-se e reinventou-se para atender às necessidades de cada mercado, de cada momento e de cada contexto.

Os autores compartilham a experiência de estar na linha de frente no exato momento que se iniciava o processo de internacionalização e os caminhos percorridos para desbravar os quatro cantos do mundo, as barreiras e dificuldades no decorrer dessa trajetória, os erros e acertos, e, principalmente, os aprendizados que contribuíram para que tudo isso se tornasse um grande case de business e marketing.

Saiba mais em nosso livro, em breve nas melhores livrarias do Brasil e Portugal.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..